quinta-feira, 27 de junho de 2019

Infantil III A - Professora Gerda

BALANGANDÃ
O balangandã é parte de nosso folclore, é um “brinquedo popular utilizado como réu na brincadeira de pipa” e o nome do brinquedo “vem de ‘balangar’, ou seja, balançar”.  (VENÂNCIO; CARREIRO, 2005, p. 238), e muito usado em danças tradicionais, explora e desenvolve a coordenação viso-motora e deixa aquele gostinho de infância mais intenso no ar. É muito fácil de fazer, você precisa de jornais, ou TNT, ou plásticos coloridos/tiras, ou fitas coloridas, ou ainda tiras coloridas de papel crepom e barbante, sendo este último mais em conta financeiramente, mas de pouca durabilidade. Como fazer: Une-se as pontas de um lado das fitas, aguarde, dobra-se a folha de jornal ao meio várias vezes, até formar um retângulo grande de espessura de uns 10 a 15 centímetros, respeitando o comprimento da folha de jornal, pega-se o lado unido das fitas, cola-se as mesmas com "durex" ou fita adesiva no início da tira feita de jornal, e bem apertado, começa-se a enrolar o jornal com as fitas presas no centro, finalizando com "durex" ou fita adesiva, e por último um pedaço de barbante de uns sessenta centímetros, um pouco maior do que o braço e antebraços abertos da criança, amarrado ao meio do bastão que se formou ao enrolar o jornal, e depois, só brincar. 

HISTÓRIA DO BARANGANDÃO
Há muito tempo... Na época das avós de nossas avós, as mulheres reuniam-se na boca do rio. Elas sentavam-se em roda para contar histórias. As mais velhas contavam para as mais novas, as mais novas contavam para as mais velhas, e assim iam... até que o tempo se esvaísse numa imensidão de palavras coloridas. Mas, na roda, sempre havia aquela moça envergonhada, que não queria compartilhar suas histórias. Então, as mais experientes resolveram imaginar uma dinâmica de corpo e, para isso, inventaram um brinquedo que denominaram de BARANGANDÃO. 
BARANGANDÃO, o brinquedo inventado, era usado para esquentar o corpo, para relaxar... Elas rodavam, rodavam, ondulavam as cinturas e libertavam suas palavras de calor. Surgiam histórias da vida, histórias do sonho, histórias do medo, palavras inventadas. O Infantil  III explorou esse brinquedo no dia 21 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: