AÇÕES, VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS NA PRIMEIRA INFÂNCIA
“A PRIMEIRA INFÂNCIA É UMA FASE MUITO
IMPORTANTE, POIS É A BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO COMO UM TODO. A
CURIOSIDADE É NATA NAS CRIANÇAS, O QUE FAZ COM QUE ELAS CONSTANTEMENTE BUSQUEM RESPOSTAS.
À MEDIDA QUE ELAS DESENVOLVEM AS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS, ELAS COMEÇAM A SE
EXPRESSAR DE OUTRAS FORMAS; NESSE MOMENTO, AS COMPETÊNCIAS FÍSICAS, EMOCIONAIS
E SOCIAIS SE INTEGRAM, PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.
O CONVÍVIO COM OUTRAS PESSOAS É OUTRO
ASPECTO FUNDAMENTAL, POIS ELE PROPORCIONARÁ A APRENDIZAGEM DA DIVERSIDADE, COMO
TAMBÉM O APRENDIZADO DE REGRAS SOCIAIS E DE CONVIVÊNCIA.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL A CRIANÇA PODE
CONSTRUIR E INTERIORIZAR REGRAS, SABER COMPARTILHAR, APRENDER A LIDAR COM AS
FRUSTRAÇÕES, CONQUISTAR AUTONOMIA, SER AUTOCONFIANTE, DESENVOLVER A COORDENAÇÃO
MOTORA E SER PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA. POR ISSO, O ESPAÇO ESCOLAR DEVE
OFERECER CONDIÇÕES, MEIOS E OPORTUNIDADES PARA QUE A CRIANÇA UTILIZE SEUS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS E CONSTRUA NOVAS APRENDIZAGENS. “
(VERA LUCIA FERNANDES PEDAGOGA
E PSICÓLOGA, COM ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA).
PODEMOS OBSERVAR, POR
MEIO DOS VÍDEOS E FOTOGRAFIAS O QUANTO AS CRIANÇAS ESTÃO ENVOLVIDAS NAS AÇÕES E
O QUANTO SE SENTEM PROTAGONISTAS DESSAS AÇÕES, PARTICIPANDO NO PLANEJAMENTO DOS
“CANTOS”, NA ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES, SE APRESENTANDO COMO PARTE INTEGRANTE
DO GRUPO. CONQUISTAS QUE VEM DE ENCONTRO COM O QUE SE ESPERA PARA QUE POSSAM
DESENVOLVER A AUTONOMIA, A AUTOESTIMA... ENFIM, QUE POSSAM SE DESENVOLVER DE
FORMA INTEGRAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários: