quinta-feira, 30 de abril de 2020

CARTA DA ESCOLA AOS FAMILIARES

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação
Departamento de Ações Educacionais
Divisão de Educação Infantil
EMEB Lauro Gomes
Telefone: 4368-1865

Queridos familiares,


Desejamos que todos estejam bem, apesar da circunstância delicada em âmbito mundial - a pandemia do covid-19. Estamos passando por um momento inédito em nossas vidas, no qual o distanciamento social tem sido um grande aliado, nos mantendo livre do perigo, que nesse período tem ameaçado a saúde de toda a população. 
Encontramo-nos aprendendo a lidar com novas situações à medida que elas surgem, é hora de pensarmos no bem estar das crianças, acolher suas falas, saber como elas se sentem afastadas de alguns familiares, dos colegas, da sua rotina e, tranquilizá-las, para que se sintam seguras em casa, pois em breve estará tudo bem e aos poucos tudo voltará ao normal. 
Desse modo, esse cenário nos impõe um novo modo de viver e de se relacionar com o tempo e o espaço, a saudade que sentimos da escola, do convívio com as crianças, dos funcionários e dos pais é muito grande. Contudo, enfrentaremos esta fase juntos e buscaremos que esse período seja o mais qualificado possível, tanto para as crianças, como para os adultos.
Acreditamos que, cada lar vive uma realidade que é própria da história da família e a criança está inserida neste contexto, tecendo, também, sua própria história. No entanto, essa condição incomum gera as sensações de incerteza e até medo, mas, igualmente, gera a possibilidade de elaborarmos contextos significativos para a criança no vínculo do lar.
Levamos em conta, que a escola de Educação Infantil se ampara no disposto em documentos orientadores, como: a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que estabelece as interações e as brincadeiras como eixos norteadores para as aprendizagens das crianças e as consideram como sujeitos históricos.
Sabemos que os dias longe da escola não são recuperados com atividades/tarefas com conteúdos sem sentido, mas que as crianças aprendem e constroem sentido sobre o  mundo por meio das interações e  vivências cotidianas que experimentam, das relações, das curiosidades, das brincadeiras e investigações sobre tudo que as cerca.  Estas vivências são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. E para essa nova rotina conte com a equipe da nossa escola, estaremos à disposição para estabelecermos novos vínculos.
Dessa maneira, com intuito de contribuir, a Secretaria de Educação disponibilizou no Portal da Educação - https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/, propostas que podem ser realizadas com as pessoas que vivem na casa com a criança. São sugestões que possibilitarão que elas possam brincar, interagir, conhecer novas histórias, novas músicas e brincadeiras e até mesmo relembrar as que já são conhecidas por vocês, resgatando assim um pouco da cultura.
Todavia, a realização de tais propostas não é obrigatória, bem como, não precisam ser realizadas diariamente, entretanto, visam contribuir, sendo mais uma opção que as famílias podem acessar. E embora as sugestões do portal indiquem a faixa etária para o Infantil IV e V elas podem ser perfeitamente vivenciadas para as crianças do infantil II e do III.
Consideramos importante que os familiares acompanhem os sites oficiais do Município de São Bernardo do Campo e o Blog da escola http://emeblaurogomes.blogspot.com/, para obterem informações atualizadas. Nesse momento ainda não temos a data para o retorno, mas vamos criar um canal de comunicação para ouvi-los e orientá-los, postaremos periodicamente no blog os comunicados, bem como, encaminharemos por e-mail para as famílias que possuírem uma conta e, caso desejem podem mandar e-mail para escola, no endereço lauro.gomes@saobernardo.sp.gov.br, que responderemos e esclareceremos o que for possível.
Aproveitem esse momento, para dedicar a atenção e o cuidado que em outros tempos não seria possível, devido à demanda do dia a dia. Ouçam a criança, conversem, tranquilizem, deixem brincar e brinquem com elas.
  Não seremos mais os mesmos depois que tudo isso passar, mas tenham a certeza de que seguiremos juntos! 

Um forte abraço!
Equipe Lauro Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: