segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Infantil III A - Professora Gerda


HORA  DO  ALMOÇO  DO  INFANTIL   III

Permitir que a criança faça algumas tarefas sozinha é importante para o desenvolvimento motor dela. Mas vai além. Esses treinos também são fundamentais para a aquisição de independência e autonomia, duas habilidades que, de certa forma, se completam.
A autonomia é a capacidade de escolher e tomar decisões atreladas a noção de consequências. Esta capacidade faz parte do desenvolvimento neurológico e social de todos nós e se inicia desde muito cedo. Para adquirir a autonomia, a criança começa aprendendo a realizar suas tarefas sozinhas e gradualmente se torna independente. Para garantir que isso ocorra da melhor maneira possível, os estímulos, vindo dos pais e educadores, é essencial.
A hora de comer vai contribuir para a construção da autonomia e para o desenvolvimento de hábitos saudáveis.
Em nossa escola o self-service com o réchaud começou em agosto. A novidade deixou as crianças bem curiosas, até quem não comia foi pegar os alimentos. As crianças formam fila, pegam um prato de vidro e se servem. Depois, vão para a mesa e comem em pequenos grupos. As professoras acompanham e orientam os pequenos a experimentar comidas e a só pegar o que será consumido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: